DOENÇAS PULMONARES OBSTRUTIVAS:
Em suas formas protópicas estes disturbios individuais-efisema, bronquite crônica, asma e bronquiectasia-tem caracteristicas anatômicas e clinicas distintas. O efisema e a bronquite crônica em geral saõ agrupados clinicamente de nominados doença pulmonarobstrutiva crônica, ja que muitos pacientes apresentam caracteristicas superpostas do dano acinar(efisema) e brônquico(bronquite), quase sempre causado por um desencadeador extrínseco-tabagismo-comum a ambos. Na maioria dos pacientes a DPOC é o resultado do consumo de cigarro por longos períodos, cerca de 10% dos pacientes não fumam.
BRONQUITE CRÔNICA: Tão comum em tabegistas habituais e habitantes de cidades poluidas, não é uma entidade tão trivial como se pensavam no passado, quando persiste por anos, ela pode progredir para uma doença pulmonar obstrutiva crônica.
Patogênese: O fator primário ou desencadiador da gênese da bronquite crônica, parece ser uma irritação crônica por substancias inaladas, como fumaça de tabaco e poeiras de grãos, algodão e silica. As infecções bacterianas e virais são importantes no desencadeamento das exarcebações agudas das doença, ambos os sexos podem ser afetados mais a bronquite crônica é mais frequente no homem de meia idade. A bronquite crônica é quatro a dez vezes mais comun em grandes tabagistas a despeito de idade, sexo, ocupção e local que vive.
ASMA:É um disturbio inflamatório crônico das vias aérias que causa episódios recorrentes de sibilização, falta de ar, rigidez toráxica e tosse, particularmente à noite e/ou no inicio da manhã. Esses sintomas em geral estão em geral associados a uma broncocontrição disseminada, mais variável, e limitação do fluxo de ar, que é pelo menos parcialmentereversivel, seja de forma espotanea uo com tratamento. Considera-se que a inflação cause aumento da responsividade das vias aérias(broncoespasmo) para uma variedade de estimulos.
Referencias bibliográficas: Base patológica das doenças/ Robins & cotran. 7ª edição
Por: Francisco kadmo Modesto Silva, Camila Gonsálves, Francisco rodolpho.
segunda-feira, 8 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário