segunda-feira, 8 de março de 2010

Bronquite Crônica


Esta doença é definida quando há presença de tosse com muco (catarro) na maioria dos dias do mês, em 3 meses do ano, por dois anos sucessivos, sem outra doença que explique a tosse. Quase todos os casos da doença ocorrem pelo efeito nocivo do fumo nos pulmões por vários anos, o que determina uma inflamação da mucosa dos brônquios (tubos que espalham o ar dentro dos pulmões). A bronquite crônica pode preceder ou acompanhar o enfisema. Ela afeta pessoas de todas as idades, mas, geralmente, aquelas com mais de 45 anos.
A bronquite crônica surge, na maioria dos casos, após 20 a 30 anos de exposição das vias aéreas (brônquios) a irritantes como o fumo, poluição do ar e outras fontes.

Estes fazem com que ocorram modificações na mucosa dos brônquios. A mucosa é o revestimento interno destes tubos que dão passagem ao ar.

Na bronquite crônica , ocorre uma hipertrofia (aumento) nas glândulas que fazem o muco e uma inflamação nos bronquíolos (brônquios de diminuto diâmetro) que limita o fluxo de ar. Quando há uma piora na inflamação – como nas infecções dos brônquios por bactérias – a produção de muco aumenta consideravelmente.

Atualmente, usamos mais o termo doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) quando nos referimos à bronquite crônica e ao enfisema pulmonar, pois elas, geralmente, coexistem no mesmo doente e apresentam obstrução ao fluxo de ar.

Todas estas alterações determinam os sintomas e sinais da doença:
-tosse;
-expectoração de muco (catarro);
-encurtamento da respiração (falta de ar);
-febre pode ocorrer quando a pessoa com bronquite crônica estiver com uma infecção respiratória associada;
-chiado no peito (sibilância) pode ocorrer nas exacerbações (crises) da doença;
-cianose - coloração azulada da pele, mais comumente visualizada na face e nas mãos;
-inchaço nos pés e nas pernas pode ocorrer pela piora nas condições de trabalho do coração, em decorrência de uma bronquite muito grave.
Uma medida importante para iniciar o tratamento é eliminar os irritantes, como o fumo ou poeiras tóxicas inaladas.

Parar de fumar para aquelas pessoas com uma bronquite crônica bem estabelecida, não fará com que a doença melhore, mas, certamente, ajudará a desacelerar sua progressão.

Alguns pacientes podem beneficiar-se com o tratamento com corticóides, que são medicamentos utilizados na tentativa de controlar a inflamação crônica dos brônquios e, assim, minimizar os sintomas da doença.

Outra classe de medicação importante são os broncodilatadores. Eles podem melhorar o fluxo de ar nesta doença, aliviando a falta de ar e a sibilância. Podem ser utilizados através de nebulizações, turbohaler (dispositivo semelhante às bombinhas que dispensa uma boa coordenação motora do usuário), nebulímetros, cápsulas para a inalação, comprimidos ou xaropes. Os nebulímetros são os sprays (bombinhas) e têm a vantagem de poderem ser utilizados tanto em casa quanto fora, além de apresentarem menor freqüência de efeitos indesejáveis. São também mais práticos, pois os pacientes podem carregá-los na bolsa ou no bolso.

A maioria das pessoas poderá se beneficiar com os exercícios da terapia de reabilitação, que fazem com que os pacientes sejam capazes de utilizar a sua energia mais eficientemente ou de uma forma em que haja menor gasto de oxigênio.

A oxigenoterapia (uso de oxigênio em casa), quando necessária, também poderá melhorar os sintomas dos doentes, além de aumentar a expectativa de vida.

Além disso, o grande número de antibióticos disponíveis ajudam muito nos casos de exacerbação da doença, quando resultam de uma infecção nos brônquios.

Entre 80% e 90% dos casos de bronquite crônica, resultam do tabagismo.

Assim, a principal medida preventiva é não fumar. O médico deverá oferecer ao seu paciente auxílio neste sentido, podendo ou não usar medicações auxiliares. A reposição de nicotina seja por gomas, adesivos ou outros recursos podem ser utilizados.

Há também a bupropiona, um medicamento que vem sendo utilizado com sucesso, que tem o efeito de diminuir os sintomas de abstinência ao fumo.

Na bronquite crônica, é importante a vacinação anual contra o vírus causador da gripe, uma vez que esta pode piorar a doença. Com este mesmo objetivo, está indicado também o uso da vacina contra o pneumococo, que é a principal bactéria causadora de infecções respiratórias, entre elas, a pneumonia. Deve ser feita uma única vez e, em casos isolados, poderá ser repetida depois de cinco anos.

Postado por: Diêgo,Anthony, Davi.

Referências: ABC da saúde, www.alfa1.org

Um comentário:

  1. COMO FUI CURADO DA DOENÇA DE ALZIEMEIR

    Fui diagnosticado com (Doença de Alziemeir) nos últimos 2 anos, o que me fez perder meu emprego e meu relacionamento com meu noivo depois que ele descobriu que eu estava tendo a doença de Alziemeir, ela me deixou e eu tentei de tudo para que ela ficasse, mas ela Me negligenciou até que um amigo meu do Reino Unido me disse: Grande curador, que restaurará minha vida com seu poderoso remédio fitoterápico. Em seguida, ele me enviou seu endereço de e-mail para contatá-lo- drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E eu rapidamente entrei em contato com ele, e ele disse que meu problema será resolvido em semanas, que ele tratará a doença imediatamente apenas se eu puder confiar nele e aceitar seus termos e condições. Concordei porque eu precisava muito de ajuda por todos os meios, então eu fiz tudo o que ele me instruiu a fazer. E surpreendentemente depois de duas semanas, Ele me mandou uma mensagem, dizendo que eu deveria me apressar para fazer um check-up no hospital, o que eu realmente fiz, confirmo pelo meu médico que estou agora (Alziemeir Negativo) com o coração cheio de alegria, porque verdadeiramente a doença me privou de muitas coisas da minha vida, Este é um milagre, o dr imoloa também usa seu poderoso fitoterápico para curar as seguintes doenças: lúpus, úlcera bucal, câncer de boca, dores no corpo, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia , HIV / AIDS, Doença de Huntington, acne nas costas, Insuficiência renal crônica, doença de addison, Dor crônica, Doença de Crohn, Fibrose cística, Fibromialgia, Doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, Doença de Lyme, doença de Celia, Linfoma, Depressão grave, Melanoma maligno , Mania, Melorreostose, Doença de Menière, Mucopolissacaridose, Esclerose Múltipla, Distrofia Muscular, Artrite Reumatóide, Doença de Alzheimer, doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Distúrbios de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, Torção nas costas ain, Transtorno Bipolar, Tumor cerebral, Maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias, doença respiratória crônica, transtorno mental e comportamental, Fibrose Cística, Hipertensão, Diabetes, asma, Artrite Inflamatória Autoimune Mediada. Doença renal crônica, doença inflamatória das articulações, impotência, espectro do álcool feta, Transtorno distímico, Eczema, tuberculose, Síndrome da fadiga crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão. contacte-o através do e-mail drimolaherbalmademedicine@gmail.com. E também no whatssap- +2347081986098. / Site- http / www.drimolaherbalmademedicine.wordpress.com

    ResponderExcluir