quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Atelectasia

Quando substâncias são infladas pelos pulmões, estes tendem a se expandir ou colabar. Isso acarreta, em algumas áreas internas a falta de ar, reduzindo assim a oxigenação e predisponibilizando à infecção.
A atelectasia pode apresenta-se de várias formas:
Atelectasia por reabsorção - ocorre devido a uma alteração da via aérea resultando na reabsorção do oxigênio retido nos álveolos, sem haver um comprometimentodo fluxo sanguíneo, mas acarreta na diminuição do volume pulmonar desviando o mediastino em direção ao pulmão afetado. As causas principais deste tipo de atelectasia são o excesso de secreções ou exutado no interior dos brônquios menores, asma, brônquite crônica, bronquiectasia, no pós-operatório e na presença de substâncias estranhas.
Ateclectasia por compressão - é a presença de exudato, líquido, tumor, sangue ou ar na cavidade pleural de forma parcial ou total, causando uma pressão que comprime o pulmão, por conseguinte o mediastino e os grandes vasos diminuindo as suas funções. A atelectasia compressiva é encontrada comumente em pacientes com insificiência cardíaca qu edesenvolveu derrame pleural, derrames neoplásicos na cavidade pleural, peritonite ou abscesso subdiafragmático e complicações no pós-operatório.
Atelectasia por contração - o pulmão está impedido de uma expansão total devido a alteraçãoes fibróticas locais ou generalizadas no próprio pulmão ou na pleura, o parênquima pulmonar está colapsado ficando assim sujeito a desenvolver infecções.
Postado por: Sabrina Ellen e Pedro Gustavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário